12 outubro 2010

Uma derrota para o bem do time do meu filho

Pela primeira vez no ano admito que a Lusa não vai subir. E acho que pela primeira vez na nossa história acho que, no longo prazo, essa derrota e a consequente permanência na Série B em 2011 seja bom para nossa história. Seja bom para que este acesso não vire manobra política. Seja bom para voltarmos grandes como sempre fomos e não estamos sendo nestes 10 últimos anos. Seja bom para que em alguns anos o time volte com um departamente de futebol mais estruturado e profissional desde a base. Para que o time volte com o clube mais forte politicamente, para que o time volte sem ter medo de cair de novo, como aconteceu em 2008.

Claro que vou continuar torcendo. Claro. Claro que se ganharmos 3 seguidas eu vou esquecer todas essas linhas de pensamento e deixar a paixão cega de meu coração bradar nas noites frias do Canindé que a Lusa vai voltar. Mas hoje, e só por hoje, eu acho, essa paixão cega também está triste e desanimada para dar as caras. E por isso lancei esse olhar mais frio e mais racional sobre nosso amado time.

Muitos dizem por aí que vão desisitir da Lusa. Isso eu NUNCA farei. E tenho dó quem faz.
Tenho dó porque na verdade essas pessoas nunca foram da Lusa de verdade. Então perde-las não faz falta. Que virem bandeira e morram sem o orgulho que eu tenho no meu peito.

Mesmo com a triste situação da Lusa nos coloca hoje eu a amo mais que ontem. E menos que amanhã. A Lusa é o time do meu pai. A Lusa é o meu time.... e mais importante que isso tudo, a Lusa é o time do meu filho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oh Portuguesa Querida.
Te amei desde minha infancia,
Sofrí, chorei e bem pouco você me fez sorrir,
Gritei nas arquibancadas, aguentei gozações, mas sempre te fui fiel.
Nos últimos anos, você tem abusado da minha paciência até o limite.
Não consigo mais te amar como antes. Você não merece mais minha dedicação.
Te guardarei na memória, embora a unica vez que te ví campeã, foi só pela metade.
Sua fraqueza me faz mal, me deprime e por mais que eu te compreenda,
Sei que preciso parar de acreditar em tí.
Será difícil, mas te esquecerei.
Não mais verás minha presença em tua casa.
Irei mudar o meu caminho diário pela avenida que te rodeia.
Não quero te ver nem de longe
Não mais vestirei a tua camisa que um dia honrei.
Será melhor assim.
Direi a todos que te esqueci. Te enterrei aos 90 anos. Te negarei para sempre.
O que passou, passou. Vamos virar a página. A vida para mim tem que continuar.
Estou vivo, mas você está morta.
Letei muito para mudadr o teu nome, mas não fui compreendido.
Acho que presentia que tua morte estava próxima.
Descanse em paz. Não iluda mais ninguem. Não seja tão desumana.
Todo mundo tem direito a felicidade.
Tu não tens o direito de matar a esperança daqueles que acreditam em tí.
Desista por sí só. Será mais digno e honesto para a colonia que tu representas.

Até nunca mais.

Anônimo disse...

Ontem, assim como todos, fiquei também decepcionado e triste com a Lusinha do coração... De fato, anualmente preparamos para subir, além de ir bem no paulistão. O sonho é voltar a bater de frente com os grandes e disputar vaga na final, acesso na série A. Creio que a Lusa tem que ser unida por dentro. Creio que a Lusa tem que ser profissional. Cadê aquela credibilidade nas bases, que deixavam os adversários tremendo quando enfrentavam a Lusa nos Juniores, etc.??? Em 1996 vimos uma corrente pra frente em pról da Lusa nas finais do Brasileirão. Aliás 95, 96 e 97 foram anos em que a Lusa foi o Terror pra muita gente!!!! É isso o que queremos!!! É aquele orgulho Rubro-verde nas bancadas do Mineirão, Olímpico, Morumbi ou Pacaembu!!! É ver jovens nos jogos da Lusa cantando, torcendo, é a Lusa conquistando corações!!!! É lógico, hoje moro em São José dos Campos e, o time local com sua torcida lamentam 13 anos na segundona paulista e 20 fora da serie A do Brasileirão. Vimos que a Lusa está muito, mas muito acima disso!!! Mas nós também sabemos que a vinda do Dodô apenas não será a solução!!!! Precisamos de um elenco ao nível dos grandes Paulistas, com banco para substituir à altura durante os 38 jogos. Tem time na serie a despencando pelo mesmo motivo... Estratégias de marketing, etc.
Respeito todas as opiniões que surgem para levantar a Lusa, mas, aqui pertinho, mudaram o nome, as cores, "criaram" um time em Guará que agora está indo para Americana. O Vasco não esqueçe suas raízes, nem teve de mudar o nome para ser grande. Temos que mudar por dentro. Se há a possibilidade de parcerias, por que não??? Porque não tentar com outras equipes da cidade, jogadores para fortalecer elenco. O Corinthians emprestou o Moraes pro Bahia!!! Porque não tentá-lo aqui?? Rivalidade não existe mais, há anos!!!! Somos o segundo time das torcidas paulistanas!!! Muito Bom!!!! Mas quando os rivais nos tem carinho, quer dizer que não os ferimos mais... essa é a verdade!!!
O Santos está conversando com o São José para emprestar gratuitamente jogadores da base, que são suficiente melhores do que os que a Águia pode contratar...
Então, porque não aproveitar jogadores afastados, em troca de comissões nas vendas, até que tenhamos uma base forte e um elenco prórpio competitivo... Olha o Zico aí!!! Ele tem um time no Rio, que a Federação faz de tudo para que ele não suba pra primeira, TRAGAM ESSA ESTRUTURA PRA CÁ!!!!

O problema maior é que a Lusa caiu, hoje ela está num patamar intermediário, há muitos que não aceitam isso. Temos que ter noção da nossa situação para buscarmos o crescimento!!! Enquanto nos cegarmos, achando que estamos onde merecemos será assim!!! Nos enxergaremos do tamanho do Coritiba e esbarraremos diante do Duque de Caxias, Náutico, Sport, etc.

Sei que opiniões como a minha geram polêmicas, porém, considerem que é mais um coração triste no dia seguinte de um fracasso. Desespero de quem cresceu perto de torcedores da Lusa, morava perto da Lusa, se apaixonou vendo a sua torcida num jogo contra o Corinthians e quer o bem maior da Lusa. Sou daqueles que discutia em padarias ou qualquer lugar, era parado na Julio Mesquita, quando passava com minha camisa, comentando de jogadores, técnicos, etc.

O QUE ME IMPORTA É QUE A LUSA SEJA GRANDE, SUA CAMISA HONRADA E SEU ESTÁDIO CHEIO!!!

Suas contas pagas em dia e muitos jogadores batendo à porta querendo jogar na Lusa!!

Títulos??? Será consequência de tudo isso!!!

Anônimo disse...

não é a toa que esse primeiro ANONIMO tem vergonha de mostrar o nome. No lugar dele eu também teria. Assim como o pai e o filho dele também teriam vergonha dessa anta que como o Cabrall disse, nunca foi lusitano. O dia que pragas como ele e outros us que também sugam a Lusa forem embora seremos mais e voltaremos, pois os verdadeiros lusitanos são eternamente rubro-verde.

Carlos Andrade

j alex atibaia disse...

Meu pai era Lusa,
eu sou Lusa,
meu filho é Lusa
Não são todos que aguentam emoções fortes, paciência.