07 dezembro 2009

A Lusa tem razão no caso do jogador do Bugre

Analisando com calma o regulamento da FIFA e os documentos apresentados eu agora tenho certeza absoluta que o jogador do Bugre está realmente irregular e o time campineiro deveria mesmo ser punido. Pra ser sincero eu não acho que isso vai acontecer, mas isso é o que deveria acontecer.
comunicado da FIFA:


Tradução:
"Prezado Sr. Teixeira,

"De acordo com o assunto em questão, gostaríamos de informar que a Fifa recebeu correspondência de um de seus clubes afiliados, a Associação Portuguesa de Desportos, datada de 23 de novembro de 2009. Por gentileza, para a sua informação, com esta segue uma copa da citada comunicação e seus anexos.

"A esse respeito, gostaríamos de ressaltar o conteúdo do artigo 5, parágrafo 3 do Regulamento da Situação e Transferência de Jogadores, que estabelece que jogadores devem ser registrados em, no máximo, três clubes durante uma temporada. Durante este período, o atleta está livre para atuar em partidas oficiais por apenas dois clubes. Como exceção a esta regra, um jogador que esteja se transferindo de um clube para outro durante troca de estações (a temporada começando no verão/outono contra o inverno/primavera) pode ter condições legais de atuar por um terceiro clube, desde que seja comprovado que ele tenha cumprido completamente as suas obrigações contratuais com o ex-clube. Igualmente, devem ser respeitadas o que rege o registro neste períodos (artigo 6) e o período mínimo de contrato (artigo 18, parágrafo 2).

"Além disso, gostaríamos que atentasse que o supracitado artigo 5, parágrafo 3 está incluso no escopo do artigo 1, parágrafo 3. a) do Regulamento.

"Agradecemos por tomar conhecimento do assunto
"Atenciosamente,

"Fifa"

Entenda o caso:

Aos inscrever o atleta Bruno Cazarine para disputar o Campeonato Brasileiro, o Guarani infringiu o parágrafo III do artigo V do Regulamento de Transferências da FIFA, que proíbe que um jogador tenha três registros de transferência na mesma temporada.

A entidade máxima do futebol só abre uma exceção quando os países envolvidos não seguem o mesmo calendário. Entretanto, esse não é o caso de Bruno Cazarine, já que Brasil e Coréia do Sul adotam o mesmo calendário (janeiro até dezembro).

Cazarine foi inscrito em janeiro deste ano pelo Chapecoense-SC, clube que defendeu até o mês de maio. Na sequência, se transferiu para o Gyeongnam, da Coréia do Sul, onde ficou nos meses de junho e julho. Por fim, o atleta acertou com o Guarani em agosto deste ano, concretizando sua terceira transferência na mesma temporada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara me responde uma coisa, táo dizendo por ai que os campeonatos estaduais náo contam. procede?
Porque se for disculpa, o gaurani tem pelo menos outros dois jogadores na mesma situação.
Cleber Goiano e Neto Potiguar.

Aguardo uma resposta.

Danilo

Anônimo disse...

Me explique esta então, Zé Carlos(do seu time) mesma situação do cazarine jogou 17 jogos. Conta rápida: 17x6(os pontos q se perdem)= 102!!!

Vcs cairiam direto p/ série D??

Anônimo disse...

o contrato do Ze Carlos não está na mesma situação do Cazarine, ele só assinou só duas vezes esse ano, primeiro contrato do paulista já assinado desde no ano passado 2008
Zé Carlos não está irregular, agora a situação do Cazarine é grave assinou três vezes contrato no mesmo ano e ainda fora do pais.

tu tá mal informado sr "anonimo"

guarani merece perder pontos de acordo com a lei da FIFA

Anônimo disse...

Cleber Goiano 33jogos=198pts
Bruno Cazarine 5jogos=30pts
Neto Potiguar 5jogos=30pts

Ver o guarani sumir náo tem preço.

Ps. Ainda falta terminar as investigações sobre o Harisson.

ABS,
Danilo.